top of page

DANÇAS ROMENAS

BELA BARTÓK

piano, Itamar Golan

violino, Janine Jansen

Amesterdão 2005

Estas seis danças foram compostas em 1917, transcritas a partir das peças para piano escritas dois anos antes. As danças foram compostas a partir de um laborioso trabalho de pesquisa de campo da música folclórica, no qual Béla Bartók e Zóltan Kodály foram os grandes precursores. Em Portugal  temos o exemplo de Fernando Lopes Graça e Michael Giacometti que fizeram um trabalho notável de recolha do nosso património musical. Esta obra destaca-se pela vontade de ressuscitar o folclore, através de ritmos vigorosos e harmonizações  dentro das formas modais tão habituais na música popular romena.

TRAUMEREI 

ROBERT SCHUMANN

piano, Vladimir Horowitz

Moscovo 1986

Retirada da obra "Kinderszenen" (Cenas Infantis) Opus 15, para piano, Horowitz termina este recital de 1986 em Moscovo, em tons de sonho ("Traumerei"). Estando exilado sobretudo nos Estados Unidos desde 1925 devido à grande miséria que a União Soviética vivia durante esses anos, e sobretudo derivando da posterior tensão existente entre os U.S.A. e o seu país natal, o seu regresso, passadas tantas décadas, teve um grande simbolismo politico.

MARIA JOÃO PIRES

ENTREVISTA

Maria João Pires é uma das pianistas portuguesas mais reconhecida internacionalmente. Dotada de uma genialidade muito precoce, a sua sensibilidade poética, fraseado cristalino e domínio musical revela-se sobretudo no repertório pianistico de compositores como Beethoven, Schubert, Schumann, Chopin e Mozart. Criou o projeto Belgais em Portugal onde promoveu a educação artistica: a pedagogia aliada às Artes por sua vez aliada às pessoas. Hoje em dia mantém o seu projeto pedagógico em várias partes do globo.

 

bottom of page